quinta-feira, 5 de maio de 2011

Saiba quais são as árvores para área urbana

Árvores de grande porte plantadas
na avenida da Saudade
Foto: Valdivo Pereira (Folha da Região)
Plantar árvores é a bandeira defendida por grande parte da sociedade como forma de proteger rios, animais, lençol freático e até mesmo diminuir o calor de uma região. No entanto, se a ação for feita sem critérios, o morador pode ter uma série de problemas no futuro.

Conforme o Clube da Árvore, as árvores de grande porte, com mais de 6 metros de altura, não devem ser plantadas em calçadas, pois podem causar danos para a rede elétrica.

As árvores pequenas não devem ser plantadas quando o objetivo é a obtenção de sombra.
"É preciso levar em conta as preferências climáticas da planta e a diversidade de espécies no ambiente, de forma a dificultar a proliferação de pragas", explica a bióloga Jaqueline dos Santos Casoni. Para o clima de Araçatuba, recomenda-se o plantio de espécies como a sibipiruna, pata-de-vaca, acácia, pau-ferro, resedá-gigante, entre outras.

ENTIDADE
O Clube da Árvore é uma associação sem fins lucrativos, criada no dia 6 de outubro de 2005. A ONG tem como causas a defesa, preservação e conservação do meio ambiente.

Os membros e voluntários do clube participam de plantios e desenvolvem projetos de recuperação, além de fiscalizar a poda e o corte de árvores no município. Desde que foi criada, a entidade já realizou o plantio de aproximadamente 4 mil árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário