quarta-feira, 1 de junho de 2011

O bioma mais rico em variedade biológica do planeta

Mico-leão-dourado é um dos animais
que simboliza a Mata Atlântica
Mico-leão-dourado, onça-pintada, bicho-preguiça e capivara. Estes são alguns dos mais conhecidos animais que vivem na Mata Atlântica. Mas a fauna do bioma onde estão as principais cidades brasileiras é bem mais abrangente. São, por exemplo, 261 espécies conhecidas de mamíferos.

Outro número da fauna se refere ao endemismo, ou seja, as espécies que só existem em ambientes específicos dentro do bioma, configurando-o como o mais rico em biodiversidade do planeta.

Dentre os impactos ambientais apontados pela Fundação SOS Mata Atlântica com as perdas da vegetação, estão a supressão de vastas áreas de biodiversidade, impactos na quantidade e qualidade da água de rios e mananciais, na fertilidade do solo e contribuindo para o problema do aquecimento global.

POPULAÇÃO
Classificada como um conjunto de fisionomias e formações florestais, a Mata Atlântica se distribui em faixas litorâneas, florestas de baixada, matas interioranas e campos de altitude. São nessas áreas que vivem 62% da população brasileira, cerca de 110 milhões de pessoas. Na região, o bioma abriga 742.616 habitantes.

Contribuem para o alto grau de destruição da Mata Atlântica, hoje reduzido a 7% de sua configuração original, a expansão da indústria, da agricultura, do turismo e da urbanização de modo não sustentável.

ALTERNATIVAS
A Mata Atlântica oferece outras possibilidades de atividades econômicas, que não implicam na destruição do meio ambiente e em alguns casos podem gerar renda para comunidades locais e tradicionais.

Alguns exemplos são os usos de plantas para se produzir remédios, matérias-primas para a produção de vestimentas, corantes, essências de perfumes, insumos para a indústria alimentícia.

Outra alternativa é a exploração de árvores por meio do corte seletivo para a produção de móveis certificados, o ecoturismo e mais recentemente o mercado de carbono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário