domingo, 5 de junho de 2011

Semana especial debate meio ambiente

Araçatubenses de todas as idades estão sendo convidados a refletir nesta semana sobre o seu papel no futuro do Planeta. A Semana do Meio Ambiente, deste domingo (5) até o próximo sábado (11), terá uma série de atividades com temas variados, incluindo o desenvolvimento sustentável, aquecimento global e animais em extinção. O evento é realizado pela administração municipal com o objetivo de promover a participação da comunidade na preservação da natureza. A participação é gratuita.

A abertura oficial das ações será hoje, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o 1° Passeio Ciclístico - Interação Homem-Natureza, das 8h às 12h. Os ciclistas sairão da frente do estacionamento do supermercado Coopbanc e irão até o Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. A inscrição será feita por meio da doação de um quilo de alimento não perecível. Haverá distribuição de prêmios.

Ao longo da semana, motoristas poderão saber se seus veículos não prejudicam o meio ambiente por meio de inspeção veicular, programada para ocorrer num posto de combustíveis da avenida Joaquim Pompeu de Toledo. Já os estudantes irão descobrir, durante passeios escolares, como funciona o aterro sanitário e a coleta e tratamento de esgoto na cidade.

Para o público adulto, haverá uma série de discussões sobre o assunto. Na terça-feira, ocorre a abertura do 3° Seminário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Araçatuba. O evento terá a participação do especialista ambiental e mestre em ecologia Vinícius Vendramini Cezário.

REFLEXÃO
O secretário municipal de Meio Ambiente, Jorge Hector Rozas, diz que a semana é um convite para todos os segmentos da sociedade refletirem sobre uma comunidade ambientalmente justa. "Temos atividades para o público infantil, adolescente e adulto. Nós, gestores públicos, juntos com a iniciativa privada e toda a comunidade, temos que aproveitar este momento para fazermos uma reflexão profunda e verdadeira sobre o futuro do Planeta", afirma.

SENAC
O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Araçatuba promove também uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente. Haverá um grande número de atividades como palestras, mostras, oficinas, apresentações e filmes seguidos de debates, além de exposições.

As palestras Política Nacional dos Resíduos Sólidos e Resíduos Eletrônicos e os minicursos são alguns dos destaques da programação. A Semana do Meio Ambiente é gratuita e os interessados podem efetuar a inscrição na própria unidade, na avenida João Arruda Brasil, 500.

PROMISSÃO
Em Promissão, a 88 quilômetros de Araçatuba, a Prefeitura realiza, a partir de amanhã, ações relacionadas à Semana do Meio Ambiente. Haverá palestras ambientais na rede municipal de ensino, além do plantio de cerca de duas mil árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário