sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estiagem de 104 dias deixa marcas nos níveis dos rios

Em Araçatuba, a altura do
ribeirão Baguaçu chegou
a 65 centímetros
Foto: Paulo Gonçalves/Folha da região
Municípios da região de Araçatuba estão há 104 dias sem chuva acima de dez milímetros. A estiagem já reflete no nível de água de rios, que diminuiu significativamente nesta época do ano. Com o início da primavera, hoje (23), a situação deverá ser revertida, pois a previsão é que ocorram precipitações acima da média em várias áreas do Sudeste.

No município de Araçatuba, a altura do ribeirão Baguaçu chegou ontem a 65 centímetros, valor registrado num posto de medição localizado próximo à rodovia Marechal Rondon (SP-300).

No período chuvoso, a altura neste mesmo posto varia entre 80 centímetros e 3 metros, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo.

Segundo o Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), o fornecimento de água para o município não sofreu qualquer alteração.

O motivo é que o departamento conta com uma represa que acumula água, garantindo o abastecimento público mesmo nos períodos de seca, em que a vazão do Baguaçu diminui.

SECO
A diminuição do volume no ribeirão é esperada nesta época do ano por causa do período seco. Em Araçatuba, a última chuva acima de dez milímetros foi registrada no dia 10 de junho. Para a agricultura, as precipitações passam a ter importância quando são superiores a dez milímetros.

A falta de chuvas também atinge os municípios paulistas localizados próximos ao rio Paraná. Em Ilha Solteira, a última precipitação acima de dez milímetros foi registrada no dia 9 de junho, de acordo com a estação meteorológica da Unesp (Universidade Estadual Paulista) no município.

ESTAÇÃO
O tempo seco deve mudar com o início da primavera, que começa oficialmente às 06h04 de hoje. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil, incluindo a região de Araçatuba, onde a previsão aponta para chuvas mais intensas.

"As pancadas ficam mais fortes e frequentes à medida que nos aproximamos do verão", explica o meteorologista Alexandre Nascimento, do instituto Climatempo. A previsão meteorológica indica que o primeiro dia da estação em Araçatuba está com 30% de possibilidade de pancadas de chuvas. Amanhã, a estimativa é que o tempo fique chuvoso durante o dia e à noite, podendo chover até 15 milímetros.

A primavera é lembrada pelas flores, mas na região de Araçatuba, as pancadas de chuva no final da tarde ou noite podem causar variações bruscas de cenários. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Meteorologia), o aumento do calor e da umidade deverá trazer raios e ventos fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário