terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aves dão espetáculo em parque ambiental de Araçatuba

Colônia de guaxe: fêmea desta ave constrói vários ninhos em
forma de bolsa, mas bota apenas em um para enganar predadores
Fotos: Paulo Gonçalves/Folha da Região

Os amantes da natureza podem acompanhar alguns espetáculos naturais no Parque da Fazenda, inaugurado no último final de semana, em Araçatuba. Com a recuperação ambiental no espaço, que já recebeu 1,5 mil mudas frutíferas e nativas, diversos bichos adotaram a área como moradia, incluindo aves, macaco-prego, capivara e vários tipos de répteis.

Um dos artistas que mais tem chamado a atenção nos últimos meses é o guaxe. A fêmea desta ave constrói o ninho em forma de bolsa, em colônias, com material de vários vegetais, normalmente no alto de árvores. Ela tende a fazer vários ninhos, mas bota ovos em só um deles para enganar tucanos e outros predadores. Tem a voz rouca e misturada com assovios, gerando um canto característico.

"Para quem gosta de observar aves, inclusive para fotografá-las ou pintá-las, o parque oferece a observação de uma rica avifauna, com algumas espécies que são bastante difíceis de serem vistas na natureza", afirma o secretário de Meio Ambiente, Jorge Hector Rozas. Também estão sendo mantidas e inseridas no espaço espécies vegetais de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica.

ATRAÇÕES
Rozas dá entrevista próximo ao extinto ranário
do parque,construído em forma de Cruz de Malta
O Parque da Fazenda também tem atrações construídas pelo homem, distribuídas pela área de 19 hectares, entre os bairros Santana e Santa Luzia. No passado, o local abrigou a sede administrativa da Fazenda do Estado e ainda conserva construções históricas, como um antigo casarão.

A primeira atração do parque ambiental é a trilha da Cruz de Malta, com percurso de 1.060 metros. O nome do trajeto faz referência ao espaço usado, no passado, para a criação de rãs na fazenda, construído no formato de cruz. Conforme registros, italianos que viviam no local usavam o anfíbio na alimentação. Esta e outras informações serão divulgadas em trabalhos de educação ambiental durante visitas com estudantes.

Para o público da terceira idade, o parque oferece a praça do idoso, com aparelhos para promover a reabilitação motora e favorecer o convívio social. Ao lado, está um parquinho infantil. O espaço também conta com setores para recreação, área verde, local para piquenique, pomar, horta, banheiros e a tulha (construção usada no passado como depósito).

BIKE
Outro destaque do parque é um circuito de mountain bike, com extensão de dois quilômetros, onde atletas profissionais e amadores irão se aventurar numa pista acidentada, própria para a prática desta modalidade. De acordo com o líder da Turma do Pedal, Oscar da Silva Filho, o circuito irá facilitar os treinos dos ciclistas, que hoje recorrem a áreas pouco seguras na zona rural para pedalar, próximas a canaviais.

"A intenção da Turma do Pedal é deixar o circuito ajustado para provas oficiais. No futuro, sonhamos até com a possibilidade de que grandes nomes do ciclismo venham competir em Araçatuba", explica Silva Filho. Neste sábado, atletas pretendem fazer reconhecimento do percurso e, no dia 29, já programaram uma prova.

SERVIÇO
A entrada do Parque da Fazenda fica na avenida Dr. Alcides Fagundes Chagas, 222, bairro Aviação. Está aberto ao público sábado e domingo, das 7h às 17h. Gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário