terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pergunta: como posso regularizar meu papagaio?

Não se pode regularizar algo que é ilegal
Fotos: Divulgação/Ibama
Um leitor do blog Nossa Terra fez uma pergunta que gera dúvida em muita gente. "Mas não tem nenhum jeito de regularizar a situação de um papagaio? Ele é como um irmão para mim, se tiver algum jeito, por favor, posta!", questionou. A aflição do internauta remete a um comportamento cultural que ocorre na casa de muitos brasileiros.

Quem não se lembra do papagaio da vovó, amigo de cozinha, enquanto a senhora fazia o almoço do domingo? Mas, como a publicação da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), a ave silvestre presa na gaiola deixou de ser bicho doméstico para se tornar um crime.

Antes que o leitor da pergunta se canse deste texto, é bom já respondermos ao questionamento. De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), o órgão não regulariza nenhuma espécie de animal silvestre, seja ave, mamífero, ou réptil. Em se tratando de papagaio na gaiola, a lógica é clara: não se pode regularizar algo que é ilegal.

PENA
A pena para quem tem um animal silvestre é prisão e multa, de R$ 500 a R$ 5 mil. O mais aconselhável é entregar o bicho ao Ibama. Em Araçatuba, o escritório do instituto fica na rua Dona Amélia, 574, Dona Amélia. Telefone: (18) 3623-7151. A entrega voluntária não implica em penalidades.

Tráfico de animais é responsável pela morte
de milhares de espécies todos os anos
O Ibama ressalta que a população só pode adquirir um papagaio - ou qualquer outro animal da fauna brasileira - de um criador comercial devidamente registrado no Ibama, exigindo a nota fiscal do bicho (documento que comprova a origem legal do animal). No site do Ibama (www.ibama.gov.br), no link fauna, você vai poder encontrar a lista de criadores comerciais autorizados.

LOURINHO
No entanto, se o leitor tiver um bom álibi, poderá procurar um advogado. Em junho deste ano, a Justiça concedeu a guarda provisória do papagaio Lourinho para a aposentada Romilda Justino Franco, 62 anos, moradora do Parque Acalanto, em Goiânia. O animal está na família da mulher há 32 anos e pertenceu ao filho dela, um policial militar que foi assassinado aos 29 anos dentro do quartel, em 2004.

"Estou até rouca. A emoção foi tanta que foi só choro de alegria. É uma vitória", contou a aposentada, ao agradecer o juiz pela decisão. "Esse juiz é o mais humano que já vi, porque ele tem sentimento de humanidade. O Ibama já havia negado de todos os jeitos dizendo que priorizavam o bem-estar do animal, mas esse juiz priorizou a minha vida e a do meu animalzinho."

A exceção da decisão em favor da aposentada não deve virar regra. Estimativas de ONGs apontam que o tráfico de animais silvestres representa a terceira maior atividade ilícita do mundo, em termos de recursos mobilizados, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

72 comentários:

  1. ola me chamo rafael tenho um papagaio verdadeiro devidamente legalizado anilhado com nota fiscal tudo certo como manda á lei ele tem 6 meses minha duvida é a seguinte por baixo das penas verdes tem umas plumagens cinzas gostaria de saber se é normal devido á ele ser filhote ou se pode ser alguma doença,na nota de compra dele nao tem á data de nascimento mais ela foi emitida em 18/04/2013 e ele é bem manso só nao fala ainda ele só chama ho,ho e resmunga um pouco isso tambem é normal ele ainda vai falar por favor me ajude á tirar essa duvida.tenho outro email:rafaegisa@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael Santos, em primeiro lugar, parabéns por sua preocupação ambiental em não colaborar com o tráfico de animais silvestres e por estar em busca da melhor forma de cuidar da ave.

      No entanto, não poderemos ajudá-lo com esta informação, pois se trata de um pedido da área veterinária que não se enquadra com o objetivo do blog Nossa Terra, cuja proposta é divulgar informações ambientais.

      Procure um centro de animais silvestres ou um médico-veterinário com especialização nesta área para poder atender a sua dúvida.

      Abraços.

      Excluir
    2. Não sei quantos anos ele tem , mas sim, é normal, é a penugem dele. Você sempre poderá observar a essa penugem no papagaio, ela vem por baixo da pena. Já o caso de falar, ele pode nunca falar, como também pode ser um tagarela, isso varia muito de animal para animal.

      Excluir
  2. com faiz um lourrinho parar de picar as pessoas me responde? ??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, o papagaio é um animal silvestre e, como tal, possui características bastante diferentes do ser humano. Legal mesmo é deixá-lo na natureza, de onde jamais deveria ter sido retirado, vivendo com os pares de sua espécie.

      Excluir
    2. Prezados, compreendo a necessidade de leis rígidas em prol de todos os animais, sejam silvestres sejam domésticos; sejam da fauna brasileira ou não. Entendo que os que praticam tráfico de animais silvestres devam ser punidos e os que compram também. Mas há se fazer algumas ressalvas, em relação às pessoas que possuem animais silvestres há muitos anos. Conheço pessoas que possuem animais silvestres há mais de 30 anos. Época em que era possível adquirir as espécies com facilidade, porque a lei não era tão incisiva e não se tinha noção da gravidade de tirá-los da natureza. Os humanos o faziam isso em nome do fascínio pelas espécies e não pensavam como eles chegavam em suas mãos. Por isso acredito que o Ibama poderia anistiar os criadores das espécies que, comprovadamente, têm animais há mais de 10 anos em ambiente doméstico, mesmo porque nem sempre é possível fazer a reintegração desse tipo de animal na natureza. Falta estrutura a permitir a devolução desses animais à natureza. É de conhecimento geral que, nem sempre, o Ibama reinsere os animais apreendidos. Já vi casos de morte por FOME e SEDE de diversos animais silvestres sob a tutela do Ibama, em razão da burocracia e falta de estrutura (o auxilio de ONGs é quem salva a vida desses bichinhos); sei de casos de aves TROPICAIS liberadas pelo Ibama, pós lei de proibição, para viver na Europa (em país de temperatura nefasta à espécie),sob argumento de que foram reproduzidos em cativeiro (como se isso mudasse a condição natural do animal). Logo, todo esse rigor me parece pura HIPOCRISIA, como quase tudo nesse país. Nesta semana uma onça pintada, sob a proteção do Exercito, foi abatida, porque se assustou com a quantidade de pessoas em sua volta no momento de uma apresentação (???). Isso também é um crime. No entanto, aconteceu e ficou por isso mesmo.As pessoas amam seus animais e são por eles amadas. Logo, a separação nem sempre é um bem para o bicho e seu destino, pós-apreensão, ninguém fica de fato sabendo. Ninguém parou para avaliar a situação de estresse e trauma que a separação de um animal acostumado, há anos, com humanos pode ocasionar para ele próprio. Conheço casos de felinos reintegrado com maestria à natureza. Mas estamos falando de felinos, uma categoria de natureza totalmente independente. Acho que nenhuma medida tem sucesso, quando aplicada de forma insensível. Acredito que as pessoas que possuem algumas espécies há muitos anos, poderiam receber a tutela desses animais, principalmente se comprovado o seu acolhimento familiar antes da lei (uma vez que a lei nunca pode retroagir em prejuízo de outrem)

      É o Ibama quem precisa prestar contas à sociedade do destino dos animais apreendidos. E o Exercito Brasileiro, ao invés de expor animais silvestres em público (porque o caso da onça morta não é o único), deveria protege-los em conjunto com a Guarda Florestal. Uma fiscalização direta antes que o animal saia da natureza seria o justo. Mas justiça não parece fazer parte do vocabulário brasileiro.

      Excluir
    3. Parabéns querida, você falou tudo, as leis do Brasil só beneficia as próprias autoridades, e quando envolve multa para o dinheiro ir para eles, não respeitam o sentimento de ninguém, conheço casos que, depois que o Ibama tirou animais de pessoas que foram parar no hospital , e houve uma senhora que perdeu os movimentos depois de passar mal porque tiraram dela o papagaio que vivia com ela ha mais de vinte anos, e ate hoje ela não anda. e o pior todos os animais que o Ibama levou na época morreram dentro de um caminhão baú, de tanto calor, pois eles ficaram passando de cidade em cidade sem se preocupar com o bem estar dos animais, isso sim é crime e devia ter multa e investigação, o Brasil não tem leis só vergonha e crimes, e desrespeito , e impunidade.....

      Excluir
    4. Exatamente Oldaiza. O Brasil vive de mentiras e falsa justiça. As leis sāo feitas para gerar polêmica e multas. Quem as cria não se preocupa com as consequências ou com o povo. Tudo é lindo no papel, mas na prática é um desastre. Os parlamentares, que de direito nada entendem, elaboram leis apenas para dizer que fizeram algo e se reelegerem. E quando fazem para valer é sempre para beneficiar a eles próprios ou a terceiros. Tem-se como exemplo a legislaçāo ambiental. Na época da Marina Silva, o projeto era bem rígido contra o desmatamento da Amazônia, todavia, para beneficiar poderosos do Norte do país, inclusive políticos, o Lula vetou todos os artigos importantes que poderiam salvar não só a Amazônia, mas as matas do Brasil. Faça a busca do projeto de lei ambiental original e veja o que foi aprovado, e verá que vergonha... E assim é tudo no país do faz de conta. Um forte abraço!

      Excluir
  3. Olá, apareceu um papagaio na area da minha casa, era bem novinho, desde então comecei a cuidar dele, porém gostaria de legaliza-lo. Como faço, se não tem como provar a origem dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique quieto não comente pois esse lixo de pais ,ao invés de prender bandido e políticos corruptos ,querem mostrar que existem leis , o porque não vendem papagaios mais enconta para todos poderem ter em casa ,o papagaio que eles revendem também são. Da natureza e a procedência das matrizes será que são confiáveis?então só quem tem poder aquisitivo pode obter esses animais ,o pobre não pode cuidar e dar amor ,isso virou um comercio muito alto por conta de um pedaço de papel ,que o próprio legislação corrupta nos imputa ,quer tem que pagar alto, essa é a preocupação deles ,é como jogo do bicho , e droga ,não interessa liberar ,eles ganham colocando concursos , barganhando ,corrupção, isso é. Um pais de faz de conta , o porque não. Pode legalizar , são. Famílias trabalhadoras e que são felizes na companhia desses animais ,e os mesmos morrem se estiverem loge de seus cuidadores .

      Excluir
    2. João Carlos RJ
      estou contigo !!! eu tb penso assim. Nos países vizinhos , é possível comprar animais de estimação sem burocracia....

      Excluir
    3. João Carlos RJ
      estou contigo !!! eu tb penso assim. Nos países vizinhos , é possível comprar animais de estimação sem burocracia....

      Excluir
    4. Mauricio Sousa BA
      Também acho deveria ser muito menos burocrático pra obter uma ave com nota!!!

      Excluir
    5. Eu moro no Emiratos árabes , encontrei um pássaro na rua , um loro gris africano , não tinha o anel , levei no veterinário para ver se tinha o microchip e também não tinha , impossível localizar o dono , então eu adotei ele , fui no governo de Dubai para me informar como fazer para adotarlo e foi muito simples , me mandarom colocar o microchip e eu registrei ele , fiz o Cities , agora ele esta legalizado no meu nome , imagina se eu tivesse deixado o bichinho na rua , em uma semana morreria de calor , se um carro não o matasse antes. Acho um absurdo essa lei brasileira de não legalizar esses pobres animaizinhos abandonados, pois graças a Deus eu legalizei o meu e hoje ele tem um lar , porém ainda está assustado , já está se acostumando comigo , porém não pega comida da minha mão e não gosta q eu chegue muito perto da gaiola , acho q teve uma experiência muito triste, porque treme quando tento tocar nele . É super educado , fica fora da gaiola , e de noite entra sozinho para ir dormir , assobia e grita , diz hello , vejo q ele gosta de chamar minha atenção , porém não sei Oque fazer para q ele pegue a comida da minha mão , coloco por exemplo amendoim q ele adora no bico dele , ele pega e joga fora , aí desce da gaiola e vai lá pegar o amendoim , mais da minha mão não aceita, porém estamos a um mês juntos e segundo o veterinário pelas penas e cor do olho ele tem uns 2 anos ! Outra coisa: ele não quer comer fruta fresca , já dei pela manhã q me mandou o veterinário, e mandou eu deixar a fruta até ele comer , esperei até 1 da tarde e ele nem provou , vai na vasilha e joga a fruta todinha fora e deixa a vasilha dele vazia, então a 1 da tarde sem comer nada , eu tive q dar Oque ele gosta não pude deixar meu bichinho com fome! Mais quero q ele coma a fruta , se alguém puder me aconselhar eu agradeço ! Obrigada !!! E de coração fico muito triste por vcs não poderem legalizar o loro de vcs. Isso é realmente muito triste , não sei Oque faria se eu não pudesse legalizar o meu , se Deus colocou ele no meu caminho , para eu poder ajudá-lo ,isso farei , e estou muito feliz por ter ele em casa comigo !!! Essas leis do Brasil tinha q mudar , com certeza sou contra o tráfico de animais , porém se vc encontra um loro vc tem q ajudá-lo e o amor a eles vem desde a primeira vista, não é fácil ter q darlo ao ibama so porque a lei não admite a legalização do pássaro !

      Excluir
  4. Me mudei pra uma casa em que deixaram nela um papagaio abandonado, cuidei dele e agora ele está ótimo, mas não voa de jeito nenhum, se soltá-lo na natureza ele irá morrer com certeza! Como faço pra conseguir continuar cuidando dele de forma legal?!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!!
    Mais ou menos uns 4 anos atrás um papagaio pousou em uma das arvores da minha casa e por lá acabou ficando e passamos a cuidar dele.
    Porem gostaria de saber como legalizá-lo junto ao IBAMA, visto que não possuo nota fiscal.
    Acredito que se voltar a natureza ou direcionado a um parque ele poderá morrer, pois é muito apegado a minha filha...Aliás enlouquecido com ela...
    Desde já agradeço e aguardo orientações.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Acho um absurdo essa controvérsia, se é terminantemente proibida à venda de papagaios porque o IBAMA legaliza criadouros?
    Porque um ser humano que ama aves, que cuide melhor do que muitos zoo , que os bichinhos ficam num criadouro a mercê do frio sem comida nas horas corretas, pq eu visito zoo e vejo que eles tem comida, mas não tem pessoas que cuidem 24 hs o que acontece em uma residência onde um papagaio passa a ser a atração da família, um membro da família.
    Deveria existir uma lei de verdade que garantisse o bem estar de um animal desses somente em seu habitat natural e deixasse ser visto não somente como um animal silvestre ,mas que pudesse ser considerado como um domestico, o meu me chama de mamãe, me ama demais, é lindo muito sabido chegou em minha vida doado e não tive coragem de enviar pro IBAMA , porque ele ja foi retirado da natureza não tem como ser igual aos outros, é muito mimado, bem alimentado, temos cuidado com TUDO, a limpeza é extrema pq eles sujam muito, ate o horário de dormir enfim...Porque minha gente eles não deixam a gente criar nossos bichinhos em paz, pq não criam uma lei que legalize os que já estão sendo criados domesticamente, e passe a ter uma cota de papagaios que podem ser vendidos, creio que os maus tratos, que os tráficos desses bichos acabariam, pois é proibido ai sim...quem tem fácil acesso faz miséria pra vender esses bichos, mas olhem o outro lado da moeda, existem pessoas que amam animais e que podem cuidar muito bem deles, e que se não podem ser considerados animais de estimação pq o IBAMA legaliza criadouros??NÃO ENTENDO!!!E vivemos em um país totalmente corrupto , cheio de problemas com a saúde , educação criar uma ave não deveria ser considerado um crime. É o que eu penso. E no final quem sofre são os bichinhos, tanto os que estão na natureza, pois são retirados de seu habitat natural da forma que só Deus sabe, e os que já se adaptaram em suas residências, pq a natureza não tem como ensinar mais a lei de sobrevivência para estes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples: porque o IBAMA, como qualquer órgão oficial, quer faturar, então na hora de escolher "criadores licenciados" (que muitas vezes cuidam dos animais pior do que quem tem o bichinho há décadas na família), eles podem, como se fossem donos do Brasil.

      Excluir
    2. Infelizmente essa é a realidade do nosso país. Concordo que é errado adquirir animais de comércios ilegais, mas tem muitas famílias que cuida melhor que esses criadouros, famílias que estão com a ave desde quando ela era um filhotinho e que praticamente salvaram essa ave do sofrimento na mão desses comerciantes. O IBAMA chega e tira simplesmente o animal dessa família sem avaliar como está sendo cuidado, dizendo que isso é pelo "bem" dele. Tem muita família que deixa de levar seus animais para um veterinário para ter um tratamento adequado e cuidar bem da saúde do animal, por ter medo de perder ele para o IBAMA. Enquanto a ganância e a corrupção imperar no IBAMA acima do bem estar do animal, a situação com as aves (não só com as aves, mas como todo os animais que são domesticados) vai ser essa que estamos tendo no Brasil.

      Excluir
    3. eu tenho um faz dois anos... lindo, esperto, falante, tem vontade própria, e é bravo pra caramba... Não fica em gaiola, anda pra casa toda, me chama de mamãe também é muito bem cuidado, é um filho, muito amado as vezes fico loca porque não para de falar!! tenho certeza que cuidamos melhor deles do que os criadouros legalizados... Afinal pra nós eles são mais do que um animal de estimação, e pros criadouros eles não passam de um negócio!!

      Excluir
  7. Por favor to com uma duvida por favor mim ajude eu to na Guiana inglesa no garimpo derrubaram uma arvore e nela tinha um papagaio bb eu to criando ele tem já um mês...queria leva pro Brasil sera que eu posso?pois se eu deixa aqui n tem quem cuide e ele pode morre!to indo mês de junho pro Brasil e n sei oque fazer meu papagaio se chama príncipe

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pra vc que escreveu tudo isso estou na mesma situação que vc. vivo com suas palavras aqui intalada na minha garganta pq num tenho como poder de mudar esta lei. queria muito poder entrar em contato com vc pra gente falar sobre esse caso que me amarga a boca e me entristece com tudo isso. apoio suas palavras e uso elas como um desabafo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pra você que teve coragem de falar tudo isso, na verdade isso devia ta estampado nas redes sociais porque realmente concordo com o que escreveu faz dias e noites que tenho tentado me expressar assim como você fez, e infelizmente estou na mesma que você. tenho passado dias triste em saber que pra dar amor pra minha ave as escondidas como se tivesse cometendo o pior dos crimes, tanto estupros e maldades acontecendo por o mundo a fora e eles aprieendendo animais criados com amor e carinho sem contar que por de tras disso há uma marmelada. uma poca vergonha mexer com sentimentos. obrigada mais uma vez por ter feito este desabafo deviamos mesmo era publicar mais sobre isso, mais a lei vem nos oprimir não é mesmo, ninguem aqui ta maltratando não, pelo contrario dando amor e casa e comida é o que tenho pra dar pras aves e qualquer tipo de animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, entendo perfeitamente o que vc esta dizendo, minha familia tb tem um, e sinceramente hoje quando eu olho para ele penso que poderia estar na natureza tendo uma família e de quantos morreram para ele estar ali.
      Por que para esses que estão em nossas casas milhares morreram, e é isso que a lei e o IBAMA querem que entendamos.

      Excluir
  10. PARABÉNS!!!!!!!!!!! PARA QUEM TEVE CORAGEM DE FALAR E DEFENDER SUA AVE.

    ResponderExcluir
  11. M CHAMO DAYANE! GOSTARIA MUITO D TER UM PAPAGAIO COMO FAÇO PARA SER TUDO CERTINHO?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,
    Gostaria de saber se há alguma possibilidade de registrar no Ibama um papagaio que ja esta na minha familia mais de 50 anos,pois se eu tiver os documentos legais eu acredito que eu poderia levar comigo pra Europa,ou nao pode?!

    ResponderExcluir
  13. Meu nome eh fabricio tenho 37 anos.... pai de 2 filhos... sou totalmente contra aves em cativeiro....principalmente eses canarios e outros em gaiolas...
    Faco trilhas de jeep com mwu filho quase todo final de semana. .. a uns anos atraz... nos deparamos com um filhote de papagaio caido perto de uma arvore onde paramos para tirar fotos. ... a mae estava morta bem ao lado aparentemente foi atacada por outra ave..... pguei o filhote e trouxe para casa... pesquisei comprei toda alimentacao necessaria para ele levei em veterinario...e procurei comi entregalo ao ibama.... mas os dias foram passando. .. o amor de meus filhos e meu por ele foram aumentando.... fiquei com ele..... porem... Desde o primeiro dia nunca o coloquei em uma gaiola e nem cortei asas.... resolvi deixar por conta dele.... se quiser ir siga seu caminho. Todos os dias meus filhos acordam com ele chamando.... fiz puleiro casinha...tufo dentro do meu quintal..... e sempre solto.....
    Ele faz parte da familia..... e mudou nossa vida...depois q ele xegou... a 3 anos... nao viajamos mais nad ferias.... pra nao deixalo sozinho.... meus filhos nao se importam e passar as ferias em kza... pq soh viajm na condicao do loro ir tb..... nao levo por medo de perder... pq isso seria igual uma morte na familia...
    Agora pergunto.....
    Eu q sou contra cativeiro de qualquer animal..... estou errado? Estou infringindo a lei?


    Obrigado a todos e desculpem o desabafo.

    ResponderExcluir
  14. nao tem como legalizar uma ave silvestre aqui no brasil,se quer ter um papagaio,vai ter q comprar na mao de um criador autorizado pelo ibama. acho essa lei um absurdo,pois apesar de nascer em cativeiro,vai manter o seu instinto,as aves nascem para voar! td no brasil virou comercio;educaçao,saude,passaros silvestres............sim;o papagaio deve custar o preço de um carro popular! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Eu tb tenho um papagaio, chegou pra mim bem filhotinho, é o mimo da casa, muito bem criado, solto no quintal, faz o q bem entende, fala mais que uma taquara rachada, é lindo fofo, bem cuidado. Gostaria de saber qual crime eu cometi ou cometo, pois a tempos atras uns dois anos digamos derrubaram umas arvores para legalizar uma aréa invadida proxima a minha residencia e la havia um monte dessas aves, nenhum respeito teve ai com a natureza, pois foi a propria prefeitura q derrubou as arvores, e as aves voaram desesperadas, deixando seus ninhos para tras, enfim uma tristeza ver tdo aquilo. Ai como consequencia ta minha familia aqui apaixonada pela arvore q esboça saude e alegria bem tratada por nós q acolhemos e cuidamos. Enfim se é errado não deveria ter criadores legalizados, se existe esta possibilidade para alguns, porque não para outros, como eu que cuido como um filho do meu, porque só quero o melhor pra ele , tudo na minha casa gira em torno dele , super manso e feliz.......
    Não é justo para quem dá tanto amor e cuidado viver assim, como se tivessem fazendo algo errado, o meu papagaio vive melhor que muita gente, muita criança e assim se vai, me ajudem vamos passar isso adiante, não tenho motivos pra me esconder ou me envergonhar. Se existe a opção de comprar em criadores autorizados, também possa existir uma opção para muitassssss outras pessoas que cuidam e se doam por eles e não tem documentos.

    ResponderExcluir
  16. Eu tb tenho um papagaio, chegou pra mim bem filhotinho, é o mimo da casa, muito bem criado, solto no quintal, faz o q bem entende, fala mais que uma taquara rachada, é lindo fofo, bem cuidado. Gostaria de saber qual crime eu cometi ou cometo, pois a tempos atras uns dois anos digamos derrubaram umas arvores para legalizar uma aréa invadida proxima a minha residencia e la havia um monte dessas aves, nenhum respeito teve ai com a natureza, pois foi a propria prefeitura q derrubou as arvores, e as aves voaram desesperadas, deixando seus ninhos para tras, enfim uma tristeza ver tdo aquilo. Ai como consequencia ta minha familia aqui apaixonada pela arvore q esboça saude e alegria bem tratada por nós q acolhemos e cuidamos. Enfim se é errado não deveria ter criadores legalizados, se existe esta possibilidade para alguns, porque não para outros, como eu que cuido como um filho do meu, porque só quero o melhor pra ele , tudo na minha casa gira em torno dele , super manso e feliz.......
    Não é justo para quem dá tanto amor e cuidado viver assim, como se tivessem fazendo algo errado, o meu papagaio vive melhor que muita gente, muita criança e assim se vai, me ajudem vamos passar isso adiante, não tenho motivos pra me esconder ou me envergonhar. Se existe a opção de comprar em criadores autorizados, também possa existir uma opção para muitassssss outras pessoas que cuidam e se doam por eles e não tem documentos.

    ResponderExcluir
  17. e uma vergonha o governo quer acabar com o trafico de animais mais os preços são um abis surdo dez vezes mais caro

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um papagaio ele apareceu na casa da minha tia em um sitio com a asa quebrada ele chego bem novinho ele era quase todo so verde e a minha tia nao podia fikar com ele e deu ele pra minha familia tratamos da asa dele hj ele ja ta com toda a coloraçao so come girassol com mistura ums girassol que vem com amendoim biscoito de papagaio milho e muitas outras coisa e ele fika sempre solto so coloko ele dentro da gaiola qnd vms dormir e ele msm entra fecho a portinha so pra nao fikar aberta e alguem tropeçar na gaiola.
    msm assim eu poderia legalizalo?

    ResponderExcluir
  19. Olá. Boa tarde. Tenho um papagaio africano que na altura da compra foi registado com o nome de uma pessoa que agora mo cedeu a mim. Como posso fazer para colocar o papagaio em meu nome? Tenho os papéis todos e a anilha tb. Fico a aguardar uma resposta o quanto antes. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Minha ave nao fica em gaiola fechada ela fica solta anda no chão levamos ela para o rancho ela sobe em arvores , nao foi cortada a asa mais ela nao foge sempre volta pra gaiola,quando ganhamos ela ja estava velha bicava bastante agora e dócil. teriamos alguma dificuldade para consequir a licença , pois nao tenho nenhum recibo , pois ganhamos ela . Consequi adestrala sem maltrata-la meu filho pega ela sem nenhum problema e ela adora andar . Gostaria que alguem me ajuda-se para que eu consiga uma licença do Ibama pois quero leva-la pro rancho com mais frequencia sem correr o risco de ser parada pela policia .

    ResponderExcluir
  21. BOM,TENHO UM PAPAGAIO REGISTRADO,E GOSTARIA DE SABER SE POSSO VIAJAR COM ELE PARA OUTROS ESTADOS COMO POR EXEMPLO DE SÃO PAULO PARA ALAGOAS

    ResponderExcluir
  22. meu amigo tem um casal de papagaio e vai me dar um filhote da proxima ninhada posso legalizalo ?

    ResponderExcluir
  23. ola gostaria de saber como registra um papagaio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se registra. Vc compra um já registrado. Esse é o único caminho legal.

      Excluir
  24. Eu ganhei um papagaio chegou hj na minha casa já amo ele é tenho medo da Polícia vim pegar ele..
    E mim levar presa. E pelas postagem não pode legalizala infelizmente

    ResponderExcluir
  25. ate entendo que não se legaliza algo ilegal (maconha e ilegal, e querem legaliza-la), e não entendi o porque ainda, não deveria ser diferente, já que tantas pessoas possuem animais silvestres em casa, o IBAMA, poderia avaliar as condição de criação desta ave, e conceder o registro que houvesse valores, a serem pagos, dessa forma a lei sempre estaria em vigor, bandido criminoso, reduz pena por bom comportamento, criador amante de aves é preso...... vai entender esse Brasil....

    ResponderExcluir
  26. Olá, apareceu uma maritaca adulta na arvore em frente da minha casa, estava com fome e era mansa e não conseguiu voar, então deduzi que poderia ter escapado de alguma gaiola.
    Gostaria de saber se para ficar com ela vou precisar regulariza-la? Ou como tenho que proceder?
    meu email: cakam@uol.com.br

    ResponderExcluir
  27. Se não estiver em gaiola, mas solto nas arvores de meu quintal, pode ?

    ResponderExcluir
  28. Eu sempre fui contra ter animais silvestres em cativeiro, só que há dois anos atrás, alguém deixou um filhote de papagaio em minha casa e nunca mais voltou para busca-lo, e aconteceu que nos apaixonamos ele me chama de mãe be é muito aegado a mim, agora vou embora do Pará para o nordeste, e não sei como fazer para retirar a licença dele , alguém me ajuda por favor como fazer?

    ResponderExcluir
  29. Bom dia. meu nome e Glen Escobar, moro em sao paulo centro, em um predio muito pequeno, e meu vizinho tem dos papagaios na gaiola, eles faz muito barulho. mas muito mesmo.
    entao, gostaria de souber se posso facer alguma coisa, para que o dono dos papagaios, deixe eles em liberdade, e adi eu poder recuperar minha tranquilidad, silencio, sonho e vida normal.
    tenho entendido, que e ilegal ter um animal silvestre em uma gaiola.
    aqui tem dos papagaios em uma gaiola.............
    e o barulho e de mais

    ResponderExcluir
  30. Bom dia. meu nome e Glen Escobar, moro em sao paulo centro, em um predio muito pequeno, e meu vizinho tem dos papagaios na gaiola, eles faz muito barulho. mas muito mesmo.
    entao, gostaria de souber se posso facer alguma coisa, para que o dono dos papagaios, deixe eles em liberdade, e adi eu poder recuperar minha tranquilidad, silencio, sonho e vida normal.
    tenho entendido, que e ilegal ter um animal silvestre em uma gaiola.
    aqui tem dos papagaios em uma gaiola.............
    e o barulho e de mais

    ResponderExcluir
  31. Não tenho pássaros, sou totalmente contra animais na gaiola mas, sou igualmente contra a criadouros legalizados. Um animal legalizado continua sendo pássaro fora do seu habitat!!!! E porque podemos tê-los? Só porque pagamos por eles? Que tremenda hipocrisia! Na minha opinião nem cachorro deveria ser vendido.Os nossos governantes deveriam olhar com mais carinho para a nossa fauna, a nossa flora e os nossos recursos naturais. Mas como esperar isso deles se não cuidam nem das nossas crianças!

    ResponderExcluir
  32. olá gostaria de saber se tem jeito de registrar um papagaio? obrigado

    ResponderExcluir
  33. Infelizmente o IBAMA ň nos dá esse direito de legalizar nossas aves, ou melhor dizendo nossos parentes pq é assim q se torna ao passar do tempo, parte da família onde tds amam, as crianças os jovens, idosos, pq o papagaio é uma ave diferenciada pois é o único animal q fala e repete as boas coisas ensinadas c amor.
    Acredito q deveríamos criar um movimento em redes sociais primeiramente, e protestar para q essa lei seja modificada de alguma forma pra nós q realmente amamos cuidamos e protegemos nossas aves.

    ResponderExcluir
  34. Nunca nem uma autoridade pode entrar em sua residencia.A não ser que seja com mandato judicial, que é muito dificil juiz autorizar com denuncia sem mutos fundamentos concretos.
    E atentos que ,eles, 'otoridades' são treinados para agir com educação e persuasão normalmente abordam com conversinha de que so irão olhar para conseguir entrar com SUA autorização, NEGUE ! se vc defende seu bichinho de estimação.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, eu tenho um periquito verde que está na minha família ha cerca de 10 anos, nunca na vida dele entrou em uma gaiola, eu nem corto mais suas penas por que ele não sabe nem voar, necessita de minha ajuda para comer, beber e tomar banho, sempre em sua vida foi solto, mas minha pergunta é: Há algum recurso para a legalização dele? Mesmo com caracteristicas agradaveis ...

    ResponderExcluir
  36. Boa noite, tenho um periquito verde em domicilio a cerca de 10 anos, é um membro da família, jamais ele entrou em uma gaiola, é tanto que não há nem necessidade de cortar suas asas pois o mesmo não sabe voar, necessita de minha ajuda tanto para comer, quanto para beber, nunca ficou doente, vive sempre em cima de mim, sempre alegre e atencioso, brincalhão acima de tudo, mas a pergunta é: Há hipoteses de legalização desde animal mesmo com todas as caracteristicas agradáveis ?

    ResponderExcluir
  37. Olá, tenho um periquito guerre e guerre, 21 anos morando com a família. Bem cuidado, e alimentado, e virou um membro da família. Porém ele foi pego no quintal da casa de uma amiga e entregue de presente. Quero Legalizá-lo, como faço?

    ResponderExcluir
  38. Tenho um papagaio que peguei com o meu irmão e que estava em uma gaiola própria para papagaio e ao ver me deu tristeza e o adquiri e o coloquei em um viveiro de 5.60mts de diâmetro x 2.30 de altura para ele ter mais liberdade, não posso soltá-lo pois com certeza não viverá. E agora o que fazer, pois me preocupei por ser um funcionário federal e me comprometer judicialmente ao ponto de até ser exonerado do cargo. Alguém poderia me ajudar com mais clareza, pois sei que pelo Ibama jamais poderei registrá-lo!....

    ResponderExcluir
  39. Por favor caiu em meu quintal um filhote de sabia,nao sou criador mas sou apaixonado por Sabia,gostava de te-lo em meu poder,como faço pra registra-lo,ou tirar uma licença?

    ResponderExcluir
  40. Por favor caiu em meu quintal um filhote de sabia,nao sou criador mas sou apaixonado por Sabia,gostava de te-lo em meu poder,como faço pra registra-lo,ou tirar uma licença?

    ResponderExcluir
  41. boa tarde eu tenho um papagaio quero saber como registra ele

    ResponderExcluir
  42. EU TENHO UM PAPAGAIO QUERO SABER COMO FASO PARA TIRA A LICENSA DELE

    ResponderExcluir
  43. teve uns anos atrás q no meu município o Ibama apreendeu vários animais silvestre e mais da metade morrem de fome e calor, na casa onde estavam não faltava nada.

    ResponderExcluir
  44. Por favor IBAMA nos deixem criar nossos bixinhos, na natureza eles tem frutas e água com nós eles tem muito mais, além de amor, carinho e cuidados em todos os sentidos e principalmente contato humano.Se o Brasil piorar mais do que já está, coitadinhos dos animais.Voces cuidariam deles nas suas casas.e depois , animais fazem muito bem para a saúde do ser humano e vice-versa.Entende.Porque existem criatorios, nao devia existir.{só por causa de dinheiro, me poupe}

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde.

    Ontem a tarde estava arrumando o carro e caiu um papagaio em meu quintal, com a asa cortada voando com dificuldade procurei por toda a vizinhança mas não achei o seu dono. Estou cuidando dele até que possa saber de quem é. O que me indicam a fazer. Pois ele está bem de saúde mas está bem assustado.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia! Eu também tenho um papagaio em casa, ele já tem 19 anos. Sou a favor da instituição que protege os animais silvestres. O meu papagaio foi adquirido pelo meu pai, que já é falecido, não foi da forma legal, mas na época, também sem muita informação, foi presenteado por pessoas do interior do Piauí. Hoje com certeza eu faria da forma legal, mas já nesta situação, concordo, com os caros colegas, de que o IBAMA, poderia analisar cada caso e não fechar totalmente às negociações. Entendo os desabafos dos colegas, e confesso que também isso me deixa indignado. Bem... o povo unido ganha força, estou disposto a dialogar com os que interessar.

    ResponderExcluir
  47. boa tarde o meu papagaio foi furtado da minha residencia, eu ja tinha ele uns 6 amos,não infelizmente eu não tinho autrização do ibama a pessoa que furtou já vendeu ele pra terceros ,eu sei onde eles estar ,como faço para recupera-lo de volta ele é como se fosse um membro da minha família . o que eu faço? meus filhos sentem falta dele. a espécie dele é cacau

    ResponderExcluir
  48. Bom dia, minha cunhada ganhou um papagaio sem registro da sogra dela à muitos anos e agora gostaria de regularizar a situação dele, o único jeito então seria procurar um advogado e ainda assim correr o risco de "perder" o animal?

    ResponderExcluir
  49. Ola meu nome é Vinicius moro em Pernambuco e desde então não sei de nenhum lugar que venda aves de acordo com a lei. Onde posso encontrar uma legalizada, e como saber se os documentos são legais?

    ResponderExcluir
  50. Ola meu nome é Vinicius moro em Pernambuco e desde então não sei de nenhum lugar que venda aves de acordo com a lei. Onde posso encontrar uma legalizada, e como saber se os documentos são legais?

    ResponderExcluir
  51. Bom eu tenho um papagaio mais ele nao e regularizado eu peguei ele do meu tiu que nao tinha cuidados e judiava dele ele ja esta comigo a 3 anos esta lindo hj em dia nunca colquei ele em gaiola somento no puleiro nunca cortei suas asas e acho que com meu tiu falou ele nasceu em cativeiro ele dever ter no minimo 7 a 10 anos mais gostaria de regularizar ele pois so quero o melhor pra ele cuidei dele e gostaria de deixar ele certo perante a justiça

    ResponderExcluir
  52. Olá.
    Um colega do meu pai maltratava o papagaio,então ele levou lá pra casa,mas peguei amor,mas estou para me casar e estou com muita pena dele,tanto pela solidão quanto pelo espaço,e outra queria que ele fosse feliz junto aos demais,tanto pelo fato do habitat natural,mas por ele ter acostumado comigo correria o risco deu entregar ao Ibama e ele ter depressão e vir a óbito?Como faço para entregá-lo voluntariamente ?

    ResponderExcluir
  53. Olá, meu nome é afonso vivo em manaus-AM a cinco anos minha mãe cuida de um casal de papagaios no sitio, os mesmos foram entregues a mim por amigos que não conseguiam criar, minha mãe ama aquelas aves. Dia 29/05/16 estava trazendo eles para uma visita ao veterinário e foram apreendidos em uma barreira policial, por não ter dinheiro no momento da abordagem foi acionada a policia ambiental, hoje os mesmos estão em um refugio silvestre chamado (bosque sauim castanheira) e eu tentando desesperadamente recuperá-los mais é tanta burocracia que nos irrita, enquanto isso as aves ficam longe de seus donos e sem nenhuma noticia de seus cuidados. Acho que temos que criar um movimento para derrubar tanta burocracia, pois não compramos as aves elas vivem soltas no sítio. não sei se vou recuperá-las mais fica meu desabafo e minha dor por tanta coisa errada neste país.

    ResponderExcluir
  54. Como faco para regularizar meu curio colocando a anilha do ibama?

    ResponderExcluir
  55. devido eu morar na amazonia, achei um pequeno e debilitado no meu quintal, fui nas sedam e liguei no ibama de porto Velho, disseram q eu nao podia deixar ele preso em gaiolas ou cortar a asa, entao o meu tem a asa intacta e fica solto durante o dia, mas a noite ele fica dentro da gaiola que e grade e espaçosa, dentro de casa, uma alimentação de frutas, ais como maçã, banana, milho , e de noite fazemos uma papinha de fubá sem sal ou algum condimento puro fuba e agua, ele se alimenta de noite com isso, ele é super saudavel, dou banho nele com água temperatura boa e seco ele com secador em dias de calor, aspenas sao lindissimas, mas eis a questao, ele nao sabe voar, nao tem a minima condição de viver se eu solta-lo dentro da selva, e ai a questao fica? se eu solto la ele morre, se eu entrega-lo pro ibama, vai saber se eles nao iram catar pra eles ou soltar ele a mata pra ele morrer, ou se vao cuidar dele bem, e os ipactos de estresse ou ele sentir minha falta ele pode adoecer e morrer porque ele nao fica sem a minha mae, se eu ficar com ele posso responder na cadeia, nao poemos mais fazer nada nem pelos animais, nas estradas muitos morrem e ninguem faz nada, agora vai alguem cuidar pra ver o problema que é.. lixo de brasil

    ResponderExcluir
  56. é eu ganhei um papagaio de uma vizinha minha pois ela não aguentava mais ele por ele ser muito bravo eu acho que ele era maltratado na casa dela E aí quando ela me deu ela me entregou ele numa gaiola eu já tentei tirar ele de dentro da gaiola que eu não consigo e o que acontece quando eu tento pegar ele ele me belisca forte eu deixo a gaiola aberta e ele não sai é e gostaria de saber se tem como legalizar ele corretamente no Ibama.

    ResponderExcluir