domingo, 6 de janeiro de 2013

Ações garantem mudas de árvores gratuitas em Araçatuba

Funcionários do Horto Municipal de Araçatuba,
onde são produzidas cerca de 500 mudas por mês
Foto: Valdivo Pereira/Folha da Região
A vontade de plantar árvores para arborizar as zonas urbana e rural pode esbarrar na falta de recursos do morador. Dependendo a quantidade e o porte, um exemplar nativo pode custar de R$ 10 a R$ 25, em média. Para economizar e ajudar o município a ficar mais verde, existem alternativas para quem deseja mudas gratuitas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araçatuba tem um programa para atender o morador que quiser obter gratuitamente uma árvore. Neste ano, a pasta fez a doação de 1.150 mudas. A secretaria avalia que a procura pelo serviço é considerada importante, mas deveria ser ampliada.

O motivo é o déficit de árvores na cidade. Um recente estudo elaborado pela administração municipal mostra que Araçatuba possui 8% de índice de cobertura vegetal. O valor está muito abaixo em relação aos parâmetros determinados pela ONU (Organização das Nações Unidas), que sugere o mínimo de 30% nas áreas urbanas.

HORTO
Parte das árvores doadas pela secretaria é produzida no Horto Municipal, às margens da rodovia Marechal Rondon (SP-300), onde são geradas cerca de 500 mudas ao mês. O espaço serve como um berçário, até que a planta atinja o porte necessário para doação. De acordo com a lei municipal 4783/96, as mudas devem ser plantadas com porte entre 1,80 metro e 2,20 metros de altura.

Unha-de-vaca, resedá, chorão e ipê são algumas das espécies produzidas no horto. O restante do banco de árvores da secretaria é proveniente das compensações ambientais, referentes às solicitações e deferimentos dos pedidos de corte de árvores. Neste ano, mais de nove mil mudas chegaram ao banco de doações desta maneira.

O interessado em obter uma muda deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na avenida Alcides Fagundes Chagas, 222, bairro Aviação. Outras informações pelo telefone (18) 3607-6550.

USINA
A AES Tietê também destina mudas gratuitamente para proprietários de terras, prefeituras, ONGs e instituições, localizadas nas bacias dos rios Tietê e Grande. O programa Manejo de Flora, realizado na Usina Hidrelétrica Promissão, é responsável pela produção de 120 espécies nativas.

Os exemplares são cultivados no viveiro instalado na usina. Dependendo a quantidade, o interessado precisa apresentar um projeto descritivo sobre como irá utilizar as mudas. Até o final deste ano, a AES Tietê atingirá a marca de 500 mil mudas doadas, quantidade suficiente para reflorestar cerca de 250 hectares. Informações pelo telefone (14) 3543-9900.

RECOMENDAÇÃO
Antes de plantar uma árvore, o morador precisa estar atento às características do exemplar. Conforme a ONG Clube da Árvore, as espécies de grande porte, com mais de seis metros de altura, não devem ser plantadas em calçadas, pois podem causar danos para a rede elétrica. Já as árvores pequenas não devem ser plantadas quando o objetivo é a obtenção de sombra.

De acordo com a ONG, é preciso levar em conta as preferências climáticas da planta e a diversidade de espécies no ambiente, dificultando a proliferação de pragas. Para o clima de Araçatuba, recomenda-se o plantio de espécies como a sibipiruna, pata-de-vaca, acácia, pau-ferro, resedá-gigante, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário