segunda-feira, 18 de março de 2013

Site mostra onde descartar o lixo eletrônico nos municípios

E-Lixo já tem 5 entidades cadastradas em Araçatuba
Foto: Reprodução
Descartar de forma errada o resíduo doméstico é um problema ambiental, mas a situação fica ainda pior quando se trata de lixo eletrônico, ou e-lixo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a situação é mais preocupante nos países emergentes. Principalmente no Brasil, onde cada habitante produz meio quilo por ano.

Para indicar à população onde estão os pontos de descarte mais próximos de sua casa, o Instituto Sergio Motta criou o E-Lixo Maps. Trata-se de uma ferramenta de busca na internet, desenvolvida para o mapeamento e cadastramento de postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico em todo Brasil. Qualquer um pode ter acesso às informações de forma gratuita.

O E-Lixo tem cinco entidades cadastradas em Araçatuba. Para descartar um celular quebrado, por exemplo, os araçatubenses podem procurar as lojas da TIM, Oi, Vivo e C&A. Além disso, a ONG Poluição Zero também recebe computadores e outros equipamentos eletrônicos. Para conhecer os endereços e telefones, basta clicar AQUI.

O motivo para não descartar e-lixo em qualquer lugar é a presença de metais pesados, com alta concentração no lixo eletrônico, que se acumulam nos organismos vivos, podendo afetar o ser humano. A contaminação pode ocorrer pelo contato direto com os elementos químicos, mas também quando descartados em aterros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário