quinta-feira, 11 de abril de 2013

Última chance para o rinoceronte de Sumatra

Caça para retirada dos chifres ameaça rinoceronte de Sumatra
Foto: International Rhino Foundation 
As estimativas da população de rinocerontes de Sumatra indicam menos de cem indivíduos. Um acordo pioneiro para salvar a espécie, classificada como criticamente em perigo de extinção, foi assinado no início do mês de abril entre representantes dos governos da Indonésia e da Malásia, na Ásia.

O acordo foi formado em uma cúpula convocada pela IUCN/SSC (União Internacional para a Conservação das Espécies da Natureza - Comissão de Sobrevivência), envolvendo uma gama de organizações nacionais e internacionais.

A caça é uma das principais ameaças ao rinoceronte, impulsionada principalmente pela procura aos chifres do animal, que teriam supostas propriedades medicinais. Além disso, a espécie já está tão reduzida que a atividade reprodutiva é pouco frequente, assim como são incomuns os nascimentos bem-sucedidos.

Esta é a primeira vez que os dois países juntam seus esforços para combater o péssimo estado de conservação da espécie. Os últimos exemplares do rinoceronte sobrevivem em Sumatra, na Indonésia, e Sabah, na Malásia. Os dois governos agora precisam formalizar a colaboração e chegar a um acordo sobre os próximos passos para enfrentar a crise.

"Medidas sérias devem ser tomadas para reverter a maré de extinção do rinoceronte de Sumatra", disse Widodo Ramono, diretor da Yayasan Badak Indonésia. "Esta pode ser a nossa última oportunidade de salvar esta espécie e, trabalhando juntos como uma unidade colaborativa, internacional e regional, com uma visão acordada e com objetivos, um vislumbre de esperança foi claramente demonstrado."

O rinoceronte de Sumatra é a menor e a última espécie de dois chifres na Ásia. O bicho vive no planeta há 20 milhões de anos, sendo uma das espécies de rinocerontes mais rara no mundo. Duas subespécies, o rinoceronte negro ocidental (Diceros bicornis longipes) e Rhinoceros sondaicus annamiticus - uma subespécie do rinoceronte de Java - foram oficialmente declaradas extintas em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário