quinta-feira, 25 de julho de 2013

Artesanato: aprenda a fazer um cofre de porquinho com PET

Primeiro artesanato será um porquinho com garrafa PET
Fotos: Sérgio Teixeira/Folha da Região
O blog Nossa Terra inaugura um novo espaço: Artesanato Ecológico. A coluna vai ao ar toda quinta-feira, sempre com uma atividade diferente. Em comum, são trabalhos feitos com material reciclável, com foco no público infantojuvenil. O objetivo é que pais e filhos se juntem para "fazer arte", refletindo sobre a importância da união e da ecologia.

O tema da primeira coluna não poderia ser mais apropriado: lidar com o dinheiro. Muitas crianças esperam ansiosamente o início do mês para receberem as mesadas. Na maioria das vezes, ela chega e vai embora rapidinho. Com tantas coisas legais para serem compradas, fica difícil guardar o dinheiro. Mas, você já pensou em planejar os seus gastos?

Quando fazemos esse exercício, estamos trabalhando uma coisa muito importante chamada de "planejamento financeiro". No futuro, quando você tiver uma casa e uma família, isso será muito importante para não ficar sem dinheiro.

E se sobrar um pouco da mesada? A melhor maneira de aproveitar é guardando-a em um cofrinho. Assim, para o mês seguinte, você poderá ficar tranquilo, pois terá moedas para todos os dias. Não tem um cofrinho? Então, vamos aprender a fazer um com material reciclável.

PORQUINHO DE PET

Material que será usado
Você vai precisar de:

1 garrafa de pet pequena;
EVA;
Cola para EVA;
1 par de olhos móveis;
Tesoura sem ponta.



Como fazer:
Nesta atividade, o bico aonde vai a tampa será usado como o focinho.

Usando o EVA, faça orelhas pontiguadas, um focinho no formato de um círculo, rolinhos para serem usados como pés e um rabo bem torcido, parecendo um parafuso.
Moldes que serão usados
Pegue o EVA e recorte um retângulo com o tamanho suficiente para cobrir a metade da garrafa, que servirá como o corpo do porquinho. Se estiver tendo dificuldades para colar o retalho no plástico, prenda-o primeiro com um elástico para ficar mais fácil de a cola secar.
Use elástico para ficar mais fácil de colar



Cole tudo na garrafa pet, não se esquecendo de pendurar também os olhos móveis perto do focinho.




Para finalizar, peça a um adulto para fazer um pequeno corte na garrafa, com quase dois centímetros de tamanho, o suficiente para colocar as moedinhas por ele.

5 comentários:

  1. Olá meu nome é Maria Eduarda eu queria saber se pode colocar a Eva em todo lugar,no corpo e também juntos com os olhos poderia ser è por que eu tenho que apresentar para toda a minha escola isso um cofrinho por que estamos trabalhando sobre o dinheiro você sabe se pode colocar o você tem outras coisas sobre dinheiro mais que seja um cofrinho por favor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Eduarda, obrigado por ler o blog Nossa Terra. Jamais use qualquer produto em seu corpo sem ter certeza de que ele não possui componentes tóxicos ou que podem causar alergia. Para ter certeza se o material é seguro, leia atentamente o rótulo da embalagem ou pergunte ao vendedor da empresa como e onde determinado produto pode ser utilizado. Não se esqueça: sua segurança em primeiro lugar!!!

      Excluir
    2. Serginho, creio que a pergunta da Maria Eduarda refere-se a cobrir com EVA toda a garrafa pet. abraços

      Excluir
    3. Obrigado, Stelafrufu. Abraços.

      Excluir
  2. Maria Eduarda, vc pode e deve usar toda sua criatividade para acabamento do cofrinho. A base foi apresentada pelo Sérgio, mas nada impedi de vc colocar seu toque pessoal.

    ResponderExcluir