sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Acadêmico de Lins vence prêmio de jornalismo ambiental

Caio Carvalho e Isadora Paula
Foto: Sérgio Castro/Estadão Conteúdo
O estudante universitário Caio Carvalho, de 22 anos, morador de Lins, foi um dos vencedores do 1º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental. O resultado foi divulgado ontem (dia 9), na Capital, e renderá ao aluno do Unitoledo (Centro Universitário Toledo) de Araçatuba uma viagem para a Suécia, onde conhecerá as reservas florestais da Tetra Pak, além de ter a reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo.

Leia a matéria vencedora clicando AQUI.

Voltado para alunos da graduação em Jornalismo e participantes da Semana Estado, o prêmio consiste na produção de uma reportagem a partir da pauta divulgada no primeiro dia das séries de palestras sobre o tema. Também venceu o prêmio Isadora Paula Stentzler Souza, do Centro Universitário Adventista de São Paulo. O concurso é realizado em parceria com o Grupo Estado.

O trabalho de Carvalho é uma reportagem retratando uma boa prática da pecuária regional. O universitário noticiou a experiência de uma propriedade rural, instalada no município de Buritama, que produz sua própria energia elétrica por meio de dejetos do gado.

A propriedade pertence ao delegado aposentado Acir Pelielo. Antes de instalar o biodigestor, todas as fezes dos animais eram depositadas em uma fossa, ameaçando o lençol freático. Pelielo foi atrás de um sistema em que fosse possível produzir sem poluir e encontrou a solução: o biogás.

PRODUÇÃO
Carvalho diz que a matéria foi produzida no mês passado, durante a Semana Estado de Jornalismo Ambiental, realizada entre os dias 4 e 7 de junho deste ano, em São Paulo. “Fiz várias ligações para fontes e entidades da área ambiental, atuantes na região, para conhecer alguns projetos”, revela, explicando como conheceu o exemplo de Buritama.

Sobre a viagem para a Suécia, onde passará sete dias, o universitário conta que será o primeiro passeio internacional. “Esse prêmio traz também o reconhecimento do jornal mais tradicional do País e me dará a oportunidade de fazer uma viagem como convidado para conhecer um lugar diferente, que resultará em ricas experiências culturais”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário