quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Artesanato ecológico: faça uma boneca tradicional com nós

Panos velhos podem servir para fazer boneca tradicional
Fotos: Sérgio Teixeira/Folha da Região
As bonecas Barbie, Suzi, Moranguinho, entre outras, são cobiçadas por meninas de todo o Brasil. Mas pouca gente sabe como as antigas bonecas eram antes das mais conhecidas existirem. Houve um tempo em que as crianças tinham que aproveitar os objetos do cotidiano para criar os brinquedos. Quase tudo podia ser usado para isso, até mesmo retalhos de panos.

Os brinquedos antigos ainda não saíram de moda. No Brasil, a Abayomi é uma boneca de pano artesanal bastante conhecida. Ela é muito simples, feita a partir de sobras de pano reaproveitadas. Na sua confecção, utilizam-se apenas nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas.

A história das bonecas Abayomi começou com Lena Martins, artesã, educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras. Ela procurava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização.

Lena e outras mulheres de várias gerações, vindas de vários movimentos sociais e culturais, juntaram-se e fundaram no Rio de Janeiro a cooperativa Abayomi, em dezembro do ano de 1988. A boneca feita por elas pode representar personagens de circo, da mitologia, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.

O nome Abayomi é comum no continente africano e quer dizer "encontro precioso". Muitas crianças, meninos e meninas, têm esse nome na África do Sul, embora também seja encontrado com frequência até o norte da África.

BONECA DE NÓ

Você vai precisar de:
Camisetas velhas de algodão;
Panos estampados com motivos floridos;
Tesoura sem ponta;
Régua.

Como fazer:
Recorte as costas de uma camiseta velha para ser a base da boneca. A usada pelo Nossa Terra tem formato de retângulo, no tamanho de 30 centímetros por 60 centímetros, mas o tamanho pode variar conforme o tamanho do brinquedo que se deseja fazer. Deste pedaço recortado, retire uma tira com o tamanho de 5 centímetros por 30 centímetros. Este retalho deve ser guardado para ser usado mais tarde.


Pegue a base da boneca e dê um nó em uma das pontas para ser a cabeça. No outro lado, faça um recorte bem no meio do tecido, quase até a metade dele. Cada parte será uma das pernas do brinquedo. Dê um nó em cada extremidade para fazer os pés.


Agora, para que sua boneca tenha braços, pegue aquela tira que você separou no começo da atividade e amarre-a um pouco abaixo da cabeça do brinquedo. Em seguida, dê um nó em cada ponta dos braços para fazer as mãos.
Para fazer o vestido, recorte um pedaço do pano estampado com o tamanho de 20 centímetros por 50 centímetros. Dobre-o e faça um corte no meio, usando este furo para passar a cabeça da boneca.

Agora, com a ajuda de uma fita de tecido, que também deve ser retirada do pano estampado, amarre na cintura da boneca e comece a ajeitá-la. Se o vestido ficar muito grande, pode diminuí-lo com a tesoura. Para terminar a boneca, amarre no alto da cabeça uma fita estampada.

Um comentário: