quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Artesanato ecológico: a triste lição ensinada pelo dodô

Aprenda a fazer uma ave dodô com
garrafa de amaciante
Fotos: Sérgio Teixeira/Folha da Região
Gavião-real, ararinha-azul, papagaio-de-cara-roxa, coruja-listrada e araponga. O que os animais desta lista têm em comum? Além de todos serem da família das aves, estão ameaçados de extinção, podendo desaparecer definitivamente da natureza por culpa das ações do ser humano.

As espécies entram na lista de animais em extinção quando têm seu habitat natural devastado e alterado ou são vítimas da caça indiscriminada. Por mais triste que o desaparecimento de um bicho possa parecer, isso já aconteceu muitas vezes, infelizmente. Um caso bem conhecido é o do pássaro dodô.

O dodô foi uma ave não voadora que vivia nas ilhas Maurício, na costa leste da África. Alimentava-se de frutas e acabou por ser extinto graças à ação do ser humano durante o processo de colonização da ilha. É da família dos pombos, tinha asas curtas e bico longo e pesado.

O dodô não tinha medo das pessoas, o que fez dele uma presa fácil para os humanos. Os primeiros colonos da ilha foram os portugueses, que chegaram no ano de 1505. Os dodôs adultos foram caçados, mas esta não foi a única ameaça que passaram a enfrentar. Quando os humanos chegaram, trouxeram consigo outros animais, como porcos, ratos e macacos, que destruíam os ninhos desta ave. O último dodô foi morto em 1681.

DODÔ DE GARRAFA

Você vai precisar de:
1 garrafa de amaciante vazia;
Penas coloridas sintéticas;
Folhas de papel sulfite;
Tinta colorida do tipo guache ou acrílica;
Pincel;
Canetinha preta;
Olhos móveis;
Cola.

Como fazer:
Rasgue a folha de papel sulfite em pequenos pedaços. Com o pincel, passe a cola sobre a garrafa de amaciante e encape-a com os pedaços de papel. Espere secar.

 Quando tudo estiver bem seco, comece a pintar a garrafa com sua cor preferida. Para transformar a alça da garrafa no bico da ave, você deve pintá-la de vermelho ou laranja.

Quando a tinta estiver bem seca, cole os olhos móveis e as penas. Com a canetinha preta, é possível fazer outros detalhes, como a sobrancelha e os furinhos do bico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário