quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Últimos sobreviventes no planeta Terra serão micróbios

Cientistas apostam em pequenas formas de vida com
as que aguentarão as condições da Terra no futuro
Foto: Divulgação
Num futuro muito distante, depois dos dinossauros gigantes e seres humanos dotados de um complexo arranjo social terem dominado o planeta, a Terra será ocupada apenas por minúsculos seres vivos.

A conclusão é de um estudo divulgado no início deste bimestre, conduzido por cientistas britânicos. A pesquisa afirma que os últimos sobreviventes no planeta serão minúsculos microrganismos que viverão nas profundezas do solo.

Para chegar ao resultado, pesquisadores da University of Saint Andrews, na Escócia, se utilizaram de simulação por computador e criaram um modelo de como será a Terra dentro de bilhões de anos. Conforme o estudo, à medida que o Sol ficar mais quente e mais brilhante, somente micróbios poderão tolerar as condições extremas que as mudanças provocarão.

"Não haverá muito oxigênio, então (os micróbios) terão que sobreviver em ambientes com pouco ou zero oxigênio, alta pressão e alta salinidade", disse um dos integrantes da equipe escocesa, o pesquisador Jack O'Malley James.

EXTINÇÃO
Para chegar a uma conclusão tão alarmante, os cientistas explicam que o futuro da vida na Terra está vinculado ao do Sol, que, com o passar do tempo, vai ficar cada vez mais quente e luminoso. Com base nesse fato, os pesquisadores fizeram uma previsão de como será o ambiente futuro do planeta.

Dentro de um bilhão de anos, o calor será tão intenso que os oceanos vão começar a evaporar. "Quando você chega a esse ponto, existe muito mais água na atmosfera, e como o vapor de água é um gás (que provoca) efeito estufa, você tem um efeito estufa em cadeia", disse James. "A Terra vai se aquecer até 100ºC ou mais."

Isso, aliado a uma queda nos índices de oxigênio, levaria a uma rápida perda de plantas e animais maiores. Logo depois, um grupo de micróbios chamados extremófilos será a única forma de vida que restará. Esses minúsculos organismos podem ser encontrados hoje na Terra em ambientes hostis, como a bacia dos Gêiseres no Parque Nacional Yellowstone, em Wyoming, Estados Unidos. Com informações da agência Lusa

Um comentário: