quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Autuações por queimada crescem 56,2% na região de Araçatuba

Bombeiro atua no combate à queimada em canavial
Foto: Paulo Gonçalves/Folha da Região
O número de autuações por queimadas em Araçatuba e outras 42 cidades da região aumentou 56,2% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2012. Até junho, a Polícia Ambiental havia penalizado os responsáveis por 25 ocorrências de áreas queimadas irregularmente. As multas somam mais de R$ 1 milhão.

Entre janeiro e junho do ano passado, foram 16 áreas atingidas por fogo. O capitão Mozar Messias de Souza Filho, comandante da 1ª Companhia da Polícia Ambiental, explica que os números deste ano tendem a aumentar significativamente, já que é no segundo semestre que os focos de incêndio são mais comuns.

Na segunda-feira (2), por exemplo, uma pequena área pertencente a uma usina pegou fogo em Araçatuba. As chamas foram controladas por caminhões-pipa da própria empresa. O local deve ser visitado por policiais ambientais e tanto o dono da terra quanto os responsáveis pela usina podem ser autuados, dependendo da análise feita pela polícia do que pode ter provocado o incêndio.

ALERTA
Capitão Mozart (esq.) observa mapa do fogo na região
Foto: Alexandre Souza/Folha da Região
Souza Filho reforça que a Polícia Ambiental está em estado de alerta. "No primeiro semestre as queimadas predominam em maio e junho. Mas agora a situação tende a piorar porque estamos no período mais crítico. Por isso a fiscalização da polícia também será mais incisiva."

Apesar do aumento de queimadas irregulares já constatado, o número de focos de incêndio na região diminuiu em cerca de 70%, segundo o capitão da Polícia Ambiental. Escrito por Hélton Souza

BOAS PRÁTICAS

Veja as principais recomendações para evitar queimadas:

  • Evite jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias;
  • Balões podem provocar acidentes aeronáuticos e incêndios florestais;
  • Evite acender fogueiras;
  • Quando a queimada for necessária para fins agrícolas, avise seus vizinhos e a Polícia Ambiental;
  • Não faça queimadas próximo à rede elétrica;
  • Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes;
  • Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo telefone193.
Fonte: Operação Corta Fogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário