sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Evento ambiental terá passeio de caiaque e plantio de mudas

Jovens plantam árvore em calçada de Araçatuba
Foto: Paulo Gonçalves/Folha da Região
A semana dedicada ao Dia da Árvore, de 16 a 22 de setembro, vai ser marcada por plantios de mudas e passeios de caiaque no ribeirão Baguaçu, em Araçatuba. O período terá atividades desenvolvidas pelo poder público, empresas e organizações não governamentais. O objetivo é levar para a comunidade informações sobre a importância do verde para o bem-estar coletivo.

A Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) fez parceria com o Clube da Árvore para realizar a 1ª Semana da Árvore e Preservação do Rio Tietê. Ao longo de toda a semana, serão ministradas cinco palestras para adolescentes de 14 a 17 anos, além da exposição "Árvores na cidade, vida com mais qualidade", no Araçatuba Shopping Center.

No sábado (21) acontece um passeio de caiaque por cinco quilômetros no ribeirão Baguaçu. A expectativa é reunir mais de 80 participantes no passeio. A atividade é aberta a pessoas com mais de 18 anos de idade por meio de inscrição antecipada. O interessado deve ter equipamento próprio e estar equipado com os itens obrigatórios de segurança.

No dia 23, quando termina a programação da Samar, haverá o plantio de 50 mudas de pau-brasil às margens do rio Tietê. "O objetivo do evento é destacar a importância dos cuidados com a natureza e incentivar o plantio de árvores, já que Araçatuba possui apenas 8% do índice de cobertura vegetal, estando 22% abaixo dos parâmetros determinados pela Organização das Nações Unidas", explica a empresa.

MUNICIPAL
No evento programado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os alunos das escolas municipais e do ensino superior visitarão o parque da Fazenda do Estado, no bairro Aviação, para atividades de lazer e sensibilização ambiental. No sábado, o espaço será palco de plantios.

Ao público universitário e interessados, a palestra "A Árvore e Índice de Cobertura Vegetal" será apresentada na sexta-feira (20), às 19h, no teatro da Unip (Universidade Paulista), com entrada pela rua Baguaçu, número 1.939, no jardim Alvorada.

"Temos que incluir o maior número pessoas nas orientações e discussões sobre o meio ambiente. Isso é importante para que cada pessoa saiba trabalhar a sustentabilidade de acordo com sua realidade", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Jorge Hector Rozas.

Veja informações sobre como se inscrever no passeio de caiaque (clique na imagem para ampliar):

Nenhum comentário:

Postar um comentário