sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeitura ‘encontra’ 40 toneladas de pneus em Auriflama

Pneus foram acumulados sem destino correto nos
últimos anos e agora serão levados para reciclagem
Foto: Divulgação
Cerca de 40 toneladas de pneus velhos foram encontradas na Escola Agrícola de Auriflama, prédio público instalado na zona rural do município. O acúmulo indevido de resíduos acontece há pelo menos dez anos, mas foi exposto apenas agora pela atual administração municipal, que classificou o cenário como "resultado de anos de abandono e descaso".

De acordo com a Prefeitura, os pneus velhos são originários da frota municipal e das borracharias particulares. O salão onde os objetos estão acondicionados fica em um dos espaços da escola agrícola, onde são cultivados legumes e verduras utilizados na merenda escolar.

O diretor do Departamento Municipal de Obras, José Aparecido Miranda, explica que a operação de limpeza começou em julho e está prevista para durar até novembro. "Encontramos na escola 40 mil quilos de pneu velho sem nenhuma preocupação em seguir as legislações existentes", afirma.

DESTINO
Conforme Miranda, os pneus estão sendo levados para um galpão de armazenagem em Penápolis, espaço que atende diversos municípios da região. De lá, são recolhidos pela Reciclanip, entidade ligada à Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Conforme a empresa, os pneus são triturados para reutilização, incluindo a mistura com asfalto para uso em pavimentação.

Já foram feitas cinco viagens com caminhões lotados com pneus velhos de Auriflama, ao custo de R$ 200 em cada deslocamento. Cerca de dez mil quilos já foram retirados. A Folha da Região não conseguiu localizar o ex-prefeito José Jacinto Alves Filho, o Zé Prego (PSDB), para comentar o problema. Responsável pelo Executivo no começo da década passada, Pedro Matarézio morreu em 2012.

SOLUÇÃO
Segundo Miranda, depois que a situação na escola agrícola for normalizada, os borracheiros serão encarregados de armazenar pneus velhos em seus estabelecimentos e a Prefeitura vai passar recolhendo mensalmente para enviá-los à reciclagem.

O Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), por meio do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, determinou que cidades com mais de cem mil habitantes estão obrigadas a ter um ponto de coleta de pneu velho. Nos casos dos municípios menores, como Auriflama, a Prefeitura deve organizar o sistema de coleta.

A escola agrícola, atualmente, não é utilizada como espaço de formação. Em nota, a prefeita Ivanilde Rodrigues (PMDB) afirma que tem estudado diversas medidas que possam fazer com que o local volte a funcionar como uma escola. Para isso, está tentando formalizar parceria com instituições federais de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário