terça-feira, 15 de outubro de 2013

Artesanato ecológico: crie um dino corajoso com garrafa pet

Use pet para fazer um dinossauro ecologicamente correto
Fotos: Sérgio Teixeira/Folha da Região
O triceratopes é uma das espécies mais famosas de dinossauro. Com sua maior característica, os três chifres na cabeça, ficou conhecido e identificado no cinema como o inimigo do tiranossauro. Apesar de colocar medo em muito carnívoro, o personagem principal da atividade deste semana não gostava de comer carne.

Os pesquisadores já conseguiram aprender muita coisa observando os restos fósseis desta criatura, que chegava a pesar até cinco toneladas, possuindo até nove metros de comprimento e três metros e meio de altura. Segundo os cientistas estudaram, o triceratopes viveu há aproximadamente 66 milhões de anos na região onde hoje fica a América do Norte.

Basicamente, a dieta deste bicho pré-histórico era composta por vegetação. Ou seja, foi um dinossauro tipicamente herbívoro. No entanto, se engana quem pensa que o triceratopes era pacato só porque não gostava de caçar. Pesquisas mostram que os três chifres mais a força muscular da cabeça do animal favoreciam a ele uma grande defesa ao ataque dos carnívoros.

DINO DE PET

Você vai precisar de:

1 garrafa pet de refrigerante;
Retalhos de EVA (borracha colorida);
Tinta guache;
Tesoura sem ponta;
Cola para EVA;
Pincel;
Lápis;
Papel de adesivo na cor preta.

Como fazer:
Recorte o fundo da garrafa pet. Em seguida, pinte a parte interna com a tinta guache. Nós utilizamos as cores vermelha e amarela para formar a laranja, mas você pode utilizar a tonalidade que ficar mais bonita para combinar com o estilo do seu triceratopes.

Enquanto a tinta seca, desenhe dois círculos no retalho de EVA: um do tamanho da circunferência da garrafa pet e o outro no formato de um copo plástico. O círculo menor, que deve ser colado sobre o maior, será a base da cabeça. Já o maior servirá como a couraça, de onde sairão alguns pequenos chifres.

Cole dois chifres feitos com retalhos de EVA sobre os olhos do dino e um terceiro, sobre o nariz. Com o papel de adesivo, faça pequenos triângulos e cole-os ao redor da couraça. Para finalizar, basta colar a cabeça do bicho ao corpo de garrafa pet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário