quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Prêmio Cidade Pró-Catador recebe inscrições até o dia 25

Premiação vai reconhecer boas práticas com catadores
Foto: Paulo Gonçalves/Folha da Região
A Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, promove o Prêmio Cidade Pró-Catador.

Dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o prêmio reconhecerá boas práticas de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Serão premiadas quatro iniciativas de municípios que se destacam no desenvolvimento de políticas públicas junto aos catadores. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 25 de outubro.

“As iniciativas ligadas à qualificação e capacitação dos catadores são fundamentais para a inserção no mercado de trabalho como agentes ambientais ou até empreendedores", afirma o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Ney Maranhão. “Premiar boas iniciativas contribui para multiplicar as melhores práticas dentro do País."

INSCRIÇÕES
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo SITE DO PRÊMIO até o dia 25 de outubro. A comissão de avaliação fará uma triagem de até dez iniciativas que melhor se enquadrem nos critérios definidos previamente.

Entre as dez iniciativas avaliadas serão escolhidas quatro para serem premiadas durante a cerimônia de honra “Natal da Presidenta”, com os catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua, em dezembro de 2013.

Dois representantes de cada experiência premiada - um gestor público municipal e um catador - irão conhecer uma experiência de reciclagem em um país referência com todas as despesas pagas. As premiadas também farão parte da publicação sobre boas práticas de ações municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário