segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Saiba onde descartar corretamente pilhas e baterias usadas

Josiane mostra caixa usada para coleta de pilhas do Sesi 349
Foto: Paulo Gonçalves/Folha da Região
Araçatuba tem pelo menos oito pontos para o descarte correto de pilhas e baterias mantidos pela iniciativa privada. Os locais recebem estes produtos gratuitamente e os encaminham para centros especializados de reciclagem, na região metropolitana. A orientação é para não descartar o item no lixo comum, pois terminará nos aterros e seus efeitos nocivos não serão neutralizados.

Na escola Sesi 349, a administradora escolar Josiane Maria Caldatto Franco disse que o ponto de coleta funciona há sete anos, aberto à comunidade. Ela explicou que o descarte acontece paralelamente com atividades de conscientização ambiental aos estudantes. A unidade de ensino fica na rua doutor Álvaro Afonso do Nascimento, 300, no Jardim Presidente.

Outro projeto é o Papa-Pilhas, do banco Santander, que em Araçatuba disponibiliza um coletor na agência da rua Olavo Bilac, 44, no Centro. Segundo a instituição privada, mais de 760 toneladas de materiais foram recolhidas e recicladas em todo o País pelo programa desde a sua criação, em 2006.

O Santander informou que as pilhas são separadas por marca e encaminhadas para a reciclagem, que é feita pela empresa Suzaquim, de Suzano. Após reprocessamento, são obtidos sais e óxidos metálicos utilizados nas indústrias de vidros, tintas, refratárias e indústrias químicas em geral.

Se você mora em outra cidade do Brasil, pode consultar um ponto perto de você no site do programa Abinee Recebe Pilhas. Também pode procurar a Prefeitura de sua cidade.

FIQUE LIGADO!

Veja outros pontos onde há coletores de pilhas e baterias em Araçatuba*:

Sest/Senat, na rodovia Senador Teotônio Vilela, s/n°, quilômetro 9, no bairro Alvorada;

Supermercado Pão de Açúcar, na avenida Brasília, n° 1.177, bairro Vila São Paulo;

Supermercado Rondon
Loja 1 - rua Marcos Toquetão, 514, bairro Juçara;
Loja 2 - rua Conde Francisco de Matarazzo, s/n, no bairro São João;
loja 3 - rua avenida José Ferreira Batista, n° 2.300, bairro Ipanema;

Makro Atacadista, na rua Clibas de Almeida Prado, s/n, bairro Casa Nova.

* Lista atualizada em 16/12/2013

Um comentário: