quarta-feira, 7 de maio de 2014

Site cobre Araçatuba com água para alertar sobre aquecimento

Com derretimento das geleiras, praça Rui Barbosa, em Araçatuba, seria tomada pelas águas, imagina site
Fotos: Reprodução/World Under Water
A organização CarbonStory decidiu “chocar” os internautas para alertar sobre a ameaça dos gases do efeito estufa. Assim como a indústria cinematográfica já fez, a entidade cobriu com água diversas cidades do mundo para mostrar como o futuro pode ser catastrófico se o aquecimento global não for controlado. Nem mesmo Araçatuba ficou de fora deste “apocalipse”.

A ideia por trás da campanha "World Under Water" foi inspirada no slogan do Dia Mundial do Meio Ambiente "Levante sua voz, e não o nível do mar." O esforço foi criado para aumentar a conscientização do problema e incentivar mais pessoas a reduzirem sua pegada de carbono com simples atitudes diárias. 

Cientistas do mundo todo defendem que a emissão desordenada de gás carbônico na atmosfera deverá aumentar a temperatura do planeta nas próximas décadas, causando o derretimentos das geleiras e, consequentemente, a elevação do nível dos oceanos.

A campanha digital enfatiza que não apenas as áreas costeiras, mas outras cidades serão tragicamente afetadas pelo aquecimento global. Para ilustrar o possível impacto catastrófico, a equipe usou imagens do Google Street View e não poupou no alagamento. 

A tecnologia permite que os usuários vejam oito localizações sugeridas, incluindo Cingapura, Paris, Dubai, Londres, Barcelona, Rio de Janeiro, por exemplo, cobertas com água. Os usuários também podem digitar os nomes das outras cidades para ver o seu trágico "futuro".

Nem mesmo aeroporto Dario Guarita escaparia da fúria das águas
Em Araçatuba, quem tentar entrar pela rodovia Marechal Rondon (SP-300) iria se deparar com um “pequeno mar”. Quem pensa em escapar do aguaceiro de avião, deveria se preparar para encontrar o aeroporto estadual Dario Guarita em estado de calamidade aquática. Nem mesmo as partes mais altas, como no Centro, bem ao lado da praça Rui Barbosa, escapariam desta verdadeira tragédia climática.

"Ao longo dos anos, tem havido muita conversa sobre a mudança climática, mas, infelizmente, a ação não é suficiente. A campanha mundial World Under Water foi concebida não apenas para aumentar a conscientização sobre a mudança climática, mas também para dar às pessoas uma plataforma para tomar medidas para criar um futuro melhor", disse Andreas Birnik, co-fundador da CarbonStory.
No futuro, viajar pela rod. Marechal Rondon
poderá ser apenas de barco

O site da CarbonStory adiciona 1,8 metro de água às paisagens das cidades. O problema é que o método não é muito exato. Qualquer que seja o local (estando a mil metros de altitude ou no nível do mar), a camada de água é a mesma.

Além disso, as imagens disponíveis estão um pouco defasadas. No caso de Araçatuba, a praça Rui Barbosa ainda apresenta os antigos arcos azuis, bem antes do processo de reforma ser iniciado no espaço. Tropeços tecnológicos à parte, fica a mensagem do que pode aguardar a civilização se as atividades humanas manterem-se no atual ritmo insustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário